O candidato da CDU (coligação PCP/PEV) à Câmara de Coimbra defendeu hoje a necessidade de haver mais equipamentos desportivos acessíveis a todos e mais corredores verdes, que contribuam para uma melhor saúde física e mental da população.
“Para haver saúde numa cidade, num concelho, é preciso haver prática desportiva, portanto, equipamentos desportivos acessíveis a todos. É preciso haver melhores condições ambientais e isso relaciona-se, mais uma vez, estas questões estão sempre inter-relacionadas, com a mobilidade”, destacou Francisco Queirós.
O candidato da CDU, que participou hoje à tarde numa ação de contacto com os trabalhadores da empresa farmacêutica Bluepharma, em São Martinho do Bispo, defendeu a necessidade de haver transportes públicos “fiáveis e confiáveis”, que permitam deixar o carro em casa e, assim, ajudar a não poluir o ambiente.
“É preciso ter espaços verdes agradáveis e esses espaços verdes agradáveis passam por uma proposta que a CDU também tem, de cada vez mais criar corredores verdes na cidade”, referiu.
Em declarações à agência Lusa, o candidato, que atualmente tem funções de vereador com pelouros na Câmara de Coimbra, indicou que “ainda é possível criar corredores verdes” na cidade, dando como exemplo o Bosque dos Loios, onde está a ser recuperada uma mancha verde, “eliminando-se as plantas invasoras, instalando algum tipo de equipamento e criando uma grande zona de lazer”.
“Há muitos estudos científicos que provam que essas zonas verdes, para além do efeito que têm a diversos níveis, na baixa das temperaturas, têm também uma influência importante ao nível da saúde mental. Em termos ambientais, em termos de saúde mental, é uma mais-valia enorme”, sustentou.
Para o candidato, não basta uma solução única, mas “um cacho de soluções” para tornar o concelho mais saudável, quando “há um conjunto de políticas nacionais que não ajudam nada a que os conimbricenses sejam mais saudáveis”.
“Desde logo aquilo que tem vindo a acontecer ao Serviço Nacional de Saúde, a falta de profissionais, bebés a nascerem na estrada, etc. O Governo tem de intervir e levar a bom porto aquilo que é uma das maiores conquistas de Portugal e que permitiu alcançar níveis de excelência a nível europeu e mundial”, alegou.
À Lusa, afirmou ainda que o poder local tem um papel importante na área da saúde, mas tem faltado “bater o pé” junto do Governo Central”, para que não aconteça como no Centro de Saúde Norton de Matos, “onde em agosto as temperaturas dentro dos gabinetes médicos eram superiores às temperaturas no exterior e, uns meses antes, chovia lá dentro”.
Além de Francisco Queirós, pela CDU, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente José Manuel Silva, pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/MPT/Volt), a ex-ministra Ana Abrunhosa, pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN), o ex-deputado José Manuel Pureza, pelo Bloco de Esquerda, Maria Lencastre Portugal, pelo Chega, Sancho Antunes, pelo ADN, e Tiago Martins, pela Nova Direita.
O atual executivo é composto por seis elementos da coligação Juntos Somos Coimbra, quatro do PS e um da CDU.
As eleições autárquicas realizam-se no dia 12.
Comentários