Aveiro

Arquiteto Mário Manaia é o candidato do BE a Ovar e quer mais 400 casas

0

 O arquiteto e deputado municipal Mário Manaia é o cabeça de lista do BE à Câmara de Ovar, revelou hoje o partido, que quer construir nessa autarquia do distrito de Aveiro 400 habitações em regime de arrendamento acessível.

A concelhia do partido diz hoje que entre os compromissos-chave da candidatura também se incluem políticas que promovam maior “justiça social, sustentabilidade e participação democrática”, mas realça como prioridade “a garantia do direito à habitação através da expansão do parque público habitacional – com 400 novos fogos nos próximos quatro anos, em arrendamento acessível – para combater a especulação imobiliária”.

Segundo o BE, outras propostas da candidatura de Mário Manaia são a promoção de transportes públicos regulares e acessíveis, a disponibilização de serviços rodoviários gratuitos no município e o combate à crise climática “com metas de neutralidade carbónica e ordenamento ecológico do território” – o que passará por fazer com que “os lucros gerados pela exploração dos recursos do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar sejam diretamente reinvestidos na gestão sustentável e reflorestação assistida”.

O partido defende ainda a valorização das funções sociais do Estado na autarquia, “com enfoque na saúde, educação, cultura e direitos sociais”, e a promoção da “transparência, da igualdade e do combate às discriminações, com uma gestão inclusiva, participativa e comprometida com os direitos das populações mais vulneráveis”.

Sem revelar a idade do seu candidato, o BE revela que Mário Manaia reside no concelho de Ovar, em Esmoriz, e é licenciado em Arquitetura pela Universidade de Coimbra, com especialização em “Arquitetura e Sustentabilidade” pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona.

“Para além de uma larga experiência profissional no campo da Arquitetura e da coordenação de projetos de especialidades, desenvolveu Investigação na área de Eficiência Energética de Edifícios, sendo coautor de vários artigos científicos”, acrescenta o partido.

Em 2007 cofundou a associação de bem-estar animal MarAnimais, em 2021 foi eleito deputado do BE na Assembleia Municipal de Ovar e em janeiro de 2025 “contribuiu para a organização e fundação da Associação + Pinhal, que nasceu da indignação cidadã quanto à gestão danosa da floresta pública do Perímetro Florestal das Dunas de Ovar”.

Além de Mário Manaia pelo BE, outros candidatos de Ovar às eleições autárquicas do próximo dia 12 de outubro são Carlos Ramos pela CDU, Emanuel Oliveira pelo PS e Domingos Silva, atual presidente da câmara, pelo PSD.

Nessa autarquia com 148 quilómetros quadrados e cerca de 55.400 habitantes, o executivo camarário é composto por sete eleitos sociais-democratas e dois vereadores socialistas.

Notícias do Centro | Lusa

Serviço de Imagiologia do Hospital de Castelo Branco reforçado com novo TAC

Notícia anterior

Fogo em Sátão com duas frentes ativas após trabalho noturno “muito positivo”

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Aveiro