A charmosa aldeia de Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, volta a ser ponto de encontro entre a criação artística contemporânea e a paisagem inspiradora das Aldeias do Xisto.
De 6 a 12 de julho, o XJazz – Encontros do Jazz das Aldeias do Xisto regressa à aldeia ribeirinha do Zêzere com uma programação que inclui uma residência artística conduzida pelo reconhecido trompetista norte-americano Peter Evans, concertos de Miguel Calhaz e Francisco Correia, e um encontro de coletivos culturais que trabalham em meio rural na região Centro. A iniciativa integra-se no programa Xclusive Xisto, que tem vindo a decorrer desde abril, com o mote “há experiências que só se vivem uma vez. De cada vez.”
Organizado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e pela Associação Jazz ao Centro Clube, o XJazz reafirma o seu papel na valorização do território através da arte, convocando artistas, músicos e investigadores a partilhar práticas, escuta e reflexão em ambiente rural.
O grande destaque da semana é a residência artística com Peter Evans, entre 6 e 9 de julho, que reúne cinco jovens músicos portugueses — António Carvalho (bateria), Duarte Ventura (vibrafone), Maria João Leite (saxofone), Júlia Miranda (contrabaixo) e João Clemente (guitarra). A residência culmina com apresentação pública no dia 9 de julho, às 21h30.
Figura incontornável do jazz contemporâneo, Peter Evans regressa a Portugal numa digressão intensa, que inclui colaborações com a Orquestra de Jazz de Matosinhos, concertos na Culturgest, Festival Jazz no Parque (Serralves) e Festival das Artes / QuebraJazz (Coimbra), onde estreia novo quarteto com João Barradas, Aaron Parks e Stéphane Galland. A sua passagem por Janeiro de Cima, num contexto intimista e colaborativo, ganha assim particular relevo.
No dia 11 de julho, às 22h00, o artista visual e sonoro Francisco Correia apresenta o espetáculo “Metafísica do Sopro”, um concerto com projeção de vídeo que resulta de uma investigação sobre as paisagens culturais e a biodiversidade das Terras de Sicó. Uma proposta ambiental e experimental que integra a programação do ciclo “O Lugar Apresenta o Meio”, com apoio da Direção-Geral das Artes.
A manhã de sábado, 12 de julho, será dedicada à partilha de experiências e ao diálogo entre artistas, coletivos e associações a trabalhar em meio rural. O encontro decorre entre as 10h30 e as 12h30, com moderação da investigadora Cláudia Pato Carvalho (Faculdade de Economia e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), propondo-se como espaço de articulação, cocriação e identificação de desafios comuns.
A encerrar a semana, também no sábado, o contrabaixista e cantor Miguel Calhaz apresenta o seu mais recente trabalho, ContraCantos, Vol. 2, em que revisita repertórios de intervenção de nomes como José Afonso, Fausto, Adriano Correia de Oliveira ou José Mário Branco, com arranjos minimalistas para voz e contrabaixo.
O XJazz tem promovido desde 2012 a criação e produção artística em diálogo com o território, convocando artistas para experiências de residência, concertos e momentos de partilha comunitária, sempre a partir da paisagem singular das Aldeias do Xisto. Em Janeiro de Cima, a arte volta a ser forma de escuta, encontro e transformação.











Comentários