Viseu

Festival Mosaico junta 30 artistas em cinco palcos em Viseu durante três dias

0

Trinta artistas vão atuar em Viseu de dia 10 a dia 12, divididos por cinco palcos colocados em locais estratégicos do centro histórico da cidade, no âmbito da primeira edição do festival Mosaico, que foi hoje apresentada.

A Praça D. Duarte, o Mercado 2 de Maio, o adro da Sé, a igreja Nossa Senhora do Carmo e o Largo de Santa Cristina foram os locais escolhidos para o festival, que tem como mote “O caminho da felicidade” e pretende ser “um promotor ativo do turismo cultural”, afirmou a vereadora da Cultura, Leonor Barata, em conferência de imprensa.

“Mais do que um evento de música, o festival pretende ser uma plataforma de ativação cultural do nosso centro histórico”, frisou.

Leonor Barata acrescentou que o executivo quer que “esta atividade artística seja catalisadora e promotora do desenvolvimento do centro histórico, sublinhando conceitos importantes que têm a ver com a coesão social, a sustentabilidade urbana e a revalorização do espaço público”.

Durante os três dias, serão apresentadas propostas transversais às várias gerações, com entrada gratuita.

Sonoridades que vão desde a música urbana à eletrónica, passando pelo fado contemporâneo, serão apresentadas no primeiro dia do festival, com Miss Universo, Bateu Matou, Bianca Barros, Soraia Tavares, Ricardo Ribeiro, Jovem Dionísio, O Pouca Roupa, Davi Santiago, O Marta e os Expresso Transatlântico.

No dia seguinte, o destaque será o cruzamento entre a música pop, eletrónica de autor e a tradição reinventada, com Milhanas, Nenny, Tiago Nacarato, Moullinex GPU, Buba Espinho e Cantadeiras da Essência Alentejana, Agir, Marlow Digs, Outlaw Alliance, Erica Martyns e Tilhon.

O festival será encerrado no dia 12 com projetos consolidados da música portuguesa. Nos palcos poderão ouvir-se Matay, Rita Rocha, Noiserv, Irma, The Black Mamba, Mizzy Miles, Carne, Amaterazu, Bastardos do Cardeal e The Legendary Tiger Man.

Leonor Barata explicou que os horários dos concertos (entre as 19:45 e as 00:00) foram programados de maneira a permitir que as pessoas circulem pelo centro histórico e consigam assistir a vários deles.

Cada um dos palcos do festival Mosaico “convida à descoberta de diferentes atmosferas sonoras e ativa circuitos pedonais entre ruas, largos e praças, promovendo um percurso urbano onde ecoa o tema do festival”.

Notícias do Centro | Lusa

Exposição no Museu de Leiria revela o pintor-poeta Adriano de Sousa Lopes

Notícia anterior

Banda Sinfónica Portuguesa “encerra” edição 2025 do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu