Duas exposições vão ser inauguradas sábado, no âmbito da Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa, que tem como tema “A Paisagem” encarada como “muito mais do que o cenário onde decorre a vida humana”.
Depois de nove exposições realizadas entre julho e a passada segunda-feira, que se distribuíram por diferentes polos da região, no sábado serão inauguradas mais duas, no Museu de Lamego, intituladas “Douro: o Tempo e a Terra” e “Conhecer Lamego e o Vale do Varosa em Fotografia”.
“Douro: o Tempo e a Terra”, de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, ficará patente até 29 de dezembro.
Segundo o Museu de Lamego (distrito de Viseu), esta exposição, que assinalou os 250 anos da Região Demarcada do Douro, é um regresso dos dois fotógrafos ao Museu de Lamego, depois de, em 2004, terem apresentado a exposição “Douro – Vindima 2003”.
Em “Douro: o Tempo e a Terra”, os dois autores “mapeiam afetivamente a paisagem desenhada há séculos”, fazendo a ressalva de que “as fotografias não testemunham, não dão coordenadas de tempo/espaço, antes convocam a intemporalidade do Douro”, avançou, numa nota de imprensa.
“Conhecer Lamego e o Vale do Varosa em Fotografia” mostra os trabalhos dos finalistas do concurso da bienal, que também podem ser vistos até 29 de dezembro.
“As cerca de 50 fotografias em exposição são resultado de uma seleção do concurso de Fotografia da Bienal de Lamego e Vale do Varosa, este ano subordinado ao tema ‘A Paisagem’ que decorreu entre julho e agosto” e que teve como objetivo “dar a conhecer a região através da fotografia”, referiu o museu.
Nas fotografias expostas, “tanto é paisagem um vale com montanhas ao fundo, como paisagem é uma rua de uma cidade ou vila da região”, acrescentou.
O Museu de Lamego explicou que, “para além da dimensão estética inerente às propostas expositivas, interessou à curadoria da Bienal de Fotografia que as obras apresentadas produzissem uma reflexão crítica sobre o papel do humano – coletivo e individual – no desenho da paisagem e na forma como quotidianamente” ela é habitada.
“Assim, convidámos alguns dos mais importantes autores portugueses que fotografam e refletem sobre a paisagem a participar”, referiu.
No sábado, irá também realizar-se no Museu de Lamego a conferência “Sobre a paisagem”, com Álvaro Domingues e Dália Dias, dois conferencistas que têm diferentes percursos e formações.
O programa de sábado inclui ainda uma visita guiada à exposição “Paisagem”, de José Zagalo Ilharco, por António Ponte, diretor do Museu Nacional de Soares dos Reis, Rui Pinheiro, curador da exposição, e Maria Manuel Carneiro, familiar de José Zagalo Ilharco.
Natural de Lamego, José Zagalo Ilharco “foi um fotógrafo amador, premiado a nível nacional e internacional que se dedicou à fotografia de paisagem”, recordou o museu.
Comentários