DestaquePrazeres

Mano a Mano levam “Trilogia das Sombras” ao Centro Cultural Raiano

0

O auditório do Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova recebe no sábado, dia 11 de maio, às 21h30, o espetáculo “Trilogia das Sombras”, dos Mano a Mano.

Com entrada gratuita, trata-se do mais recente projeto dos irmãos e guitarristas madeirenses Bruno e André Santos, que inclui música, poesia, performance e artes plásticas, inspirados na obra e na vida da artista plástica Lourdes Castro (1930-2022), também ela madeirense.

Mais do que um concerto, este é um espetáculo multidisciplinar em que através da luz e da sombra, com recurso ao movimento e juntando Tiago Martins em palco a Bruno e André Santos, são recriados momentos facilmente identificáveis do percurso de vida da artista.

Além da habitual parafernália de guitarras e cordofones dos irmãos, o espetáculo conta com a cenografia do ateliê de arquitetura Pontoatelier e com a performance de Tiago Martins que, inspirado pelo “Teatro de Sombras”, de Lourdes Castro, interage com a música.

Sobre este projeto original, escreveu José Tolentino Mendonça: “O André e o Bruno Santos têm carradas de razão. A obra visual incrível que a artista Lourdes Castro deixou é demasiado intensa e poliédrica para ficar limitada a um campo só. O seu alcance é maior. A obra de Lourdes Castro ajuda-nos a ser. Dá-nos música. E que música!”.

Associadas ao espetáculo, decorrem no mesmo dia as oficinas criativas “Aqui há sombra!”, igualmente no Centro Cultural Raiano, para crianças entre os 6 e os 10 anos de idade, acompanhadas por um adulto (sujeito a inscrição: ccr@idanha.pt e 277 202 900).

Inspirada na vida e obra de Lourdes Castro, a oficina “Aqui há sombra!” combina as artes plásticas e a música. A ideia partiu da fotógrafa Márcia Lessa e conta com a mediação artística de Rita Luiz e com a música ao vivo do guitarrista Bruno Santos, que às 21h30 desse mesmo dia participará no espetáculo “Trilogia das Sombras”.

As oficinas e o espetáculo são cofinanciados pela República Portuguesa-Cultura/Direção-Geral das Artes, no âmbito do apoio à programação da RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Notícias Do Centro

Portugal a Dançar em Tondela. Com um número recorde de participantes

Notícia anterior

Transdev contesta concurso para transportes públicos na região de Coimbra

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque