DestaqueGuarda

 Sabugueiro promove homenagem a Alberto Martinho

0

A Associação de Beneficência do Sabugueiro vai homenagear no dia 4 de junho, domingo às 16:00, o sabugueirense Alberto Trindade Martinho, num gesto de reconhecimento pelo seu percurso de vida ao longo de 76 anos.

A cerimónia que decorrerá nos jardins da Residência Sénior do Sabugueiro, tem o apoio da Junta de Freguesia e contará com a apresentação do seu 20º livro, desta vez uma autobiografia. Na ocasião haverá intervenções de amigos e do próprio e momentos musicais, além de uma exposição das obras publicadas, tratando-se, por isso, de uma iniciativa aberta a todos os interessados.

Alberto Martinho nasceu a 18 de maio de 1947 no Sabugueiro, é autor de vários livros sobre realidades e potencialidades locais, foi um dos fundadores do Parque Natural da Serra da Estrela, em 1979. Nessa qualidade foi um dos criadores das Feiras do Queijo que ainda hoje se realizam nos concelhos da Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela.

Em outubro de 1980 inscreveu-se na Universidade de Provence (Aix-en-Provence) no D.E.A. de Sociologia e Etnologia que finalizou em outubro de 1981.

Em 19 de abril de 1984 concluiu o doutoramento em Antropologia na Faculdade de Letras de Ciências Humanas da Universidade de Nice, tendo sido aprovado por unanimidade, com a tese: “Les enfants d’immigrês portugais “cá e lá”.

Em 29 de outubro de 1985 foi contratado para professor da cadeira de introdução às Ciências Sociais, do curso de “Gestão e Desenvolvimento” da Universidade Católica de Viseu.

A sua biografia é numerosa, sobretudo no campo da emigração, tema a que se dedicou de uma maneira particular. Proferiu numerosas conferências sobre emigração, turismo e problemas pertinentes do Parque Natural da Serra da Estrela, de que é especialista e sobre outros temas a que se tem dedicado.

Foi um dos pioneiros do Turismo de Habitação no nosso país, através da criação das Casas do Cruzeiro, um projeto empresarial com mais de 40 anos, que consiste na reconstrução de casas na zona antiga do Sabugueiro, adaptando-as ao turismo de aldeia. Atualmente tem em funcionamento mais de 30 casas.

Em 1993 cria a empresa Montanhas e Rios, Lda. aquando da aquisição de uma quinta agrícola de 17 hectares banhada por 3 ribeiras, entre Seia e São Romão. Trata-se do Conjunto Turístico da Quinta do Crestelo, que abriu em abril de 1995, que funciona como aparthotel, com 26 apartamentos, zonas de restauração e equipamento de lazer e aventura.

Alberto Martinho tem 20 livros publicados.

Continua a desenvolver a investigação no meio social rural, nos domínios da antropologia cultural e social e da sociologia rural. Faz parte do grupo de docentes que desde 1985 criaram a licenciatura em gestão e desenvolvimento social na Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional das Beiras, em Viseu). Colaborou desde 2004 na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda e faz parte dos órgãos sociais da Associação de Desenvolvimento Integrado Rural das Aldeias de Montanha (ADIRAM), desde 2015.

 

Notícias Do Centro

Está aqui está a ver o programa da Expofacic

Notícia anterior

Casais vendem droga num festival de música eletrónica em Moimenta da Beira

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Destaque