A Pantest recebeu a certificação europeia que permite a comercialização dos testes de gravidez produzidos pelo laboratório nacional em todas as farmácias de Portugal e restantes países da Europa.
Esta aprovação foi reconhecida pelo Conselho Europeu, após avaliação da qualidade do dispositivo médico. É o primeiro teste de gravidez produzido por uma empresa portuguesa que obtém esta certificação internacional. A licença permite à Pantest exportar para todas as farmácias da comunidade europeia.
A Pantest prepara-se para colocar nas farmácias portuguesas e europeias, mais um teste rápido, destinado a ser utilizado pelo consumidor final e não apenas por um profissional de saúde.
De acordo com os dados da Agência Americana Data Market Forecast, o mercado dos testes rápidos de gravidez na Europa registou em 2021 um volume total de cerca de 7,1 milhares de milhões de euros, prevendo-se um crescimento de aproximadamente 4,3% até 2030.
Com a autorização de venda destes testes em farmácia, a Pantest espera um aumento do seu volume de negócios em mais de 30%, considerando que “face à dimensão do mercado português, temos condições para numa situação normal, isto é sem pandemia, tornar Portugal autosuficiente na produção tipo de testes, evitando as atuais importações produzidas em países fora da UE, como a China. Isto ajudará a tornar o país mais resiliente a instabilidades que possam acontecer internacionalmente”, referiu Catarina Almeida, Presidente do Conselho de Administração da Pantest.
“Esta certificação é uma excelente notícia para a Pantest e estamos muitos felizes com mais esta distinção que vem reforçar a qualidade dos testes da Pantest”, reforça Catarina Almeida.
Os testes de gravidez da Pantest chegarão às farmácias portuguesas até ao final de Março.
Pantest, fundada em 2014, é o primeiro laboratório português licenciado pelo INFARMED para o fabrico de Testes Rápidos por imunocromatografia. A empresa portuguesa está localizada em Oliveira de Frades onde dispõe de uma fábrica com 4.500 m2 destinada à criação e produção de meios de diagnóstico. A Pantest conta com mais de vinte tipos diferentes de testes rápidos devidamente certificados com a marcação CE.













Comentários