A Câmara de Pombal aprovou hoje o orçamento para 2022, de 53 milhões de euros, mais 10 milhões do que o deste ano, refletindo a assunção de competências na Saúde, Educação e Ação Social, disse o presidente da autarquia.
“O orçamento reflete a assunção, a partir de 01 de abril, de novas competências descentralizadas da Administração Central, nas áreas da Saúde, Educação e Ação Social, e de compromissos assumidos para concretizar investimentos com apoio comunitário”, explicou Pedro Pimpão (PSD) à agência Lusa.
O autarca, que tomou posse em 17 de outubro, salientou tratar-se de um documento responsável.
“Todos os compromissos já assumidos no mandato anterior vamos concretizar e vamos lançar as bases para um novo ciclo de desenvolvimento estratégico de Pombal”, declarou, frisando tratar-se de um “orçamento de futuro que responde às prioridades do presente”.
Segundo Pedro Pimpão, no próximo ano o município conta lançar o campus do ensino superior, ligado à inovação e ciência.
“Neste momento, no concelho, há cursos TeSP [técnicos superiores profissionais] a funcionar em contentores. O objetivo é dar maior dignidade e consolidar Pombal na rota do ensino superior”, continuou.
O presidente da Câmara adiantou que há ainda duas áreas de intervenção prioritária, como a rede de parques verdes do concelho, com novos investimentos no património natural e promoção da biodiversidade, e vai ser lançada a estratégia de reindustrialização do concelho.
“O objetivo é fixar mais empresas, criar mais emprego, para cumprirmos o nosso objetivo principal que é o de atrair mais pessoas para o concelho”, afiançou Pedro Pimpão.
Reconhecendo tratar-se ainda de um documento marcado “pelo contexto da pandemia” de covid-19, Pedro Pimpão garantiu, por outro lado, que é “muito focado na melhoria da qualidade de vida da população”.
“Há várias iniciativas focadas nas famílias e, por isso, também é importante sublinhar que vamos continuar a ter uma forte incidência na componente da educação”, assegurou, apontando as refeições gratuitas no pré-escolar e 1.º ciclo, gratuitidade que se estende ao transporte de todos os alunos em idade escolar obrigatória.
No âmbito dos transportes, Pedro Pimpão prometeu que em 2022 a rede de mobilidade urbana PomBus vai avançar para as freguesias, respondendo a “uma reivindicação muito antiga”, destacando, igualmente, o lançamento de “um plano de envelhecimento ativo saudável para a população idosa”.
“É um orçamento que já é uma semente para uma nova ambição que temos para o concelho de Pombal”, afirmou.
Questionado sobre eventuais dificuldades nos quase dois meses que leva de mandato, Pedro Pimpão apontou “a crise na construção civil, com a falta de mão-de-obra, escassez de matéria-prima e o aumento do seu custo, o que faz com que tenha impacto na programação e execução de investimentos para o território”.
A este propósito apontou o concurso do interface rodoviário, na sede do concelho, “já por duas vezes objeto de concurso público e por duas vezes ficou deserto”.
“Vamos agora reavaliar, até porque é uma obra financiada ainda pelo Portugal 2020 e que tem de estar concluída até primeiro semestre de 2023, caso contrário corre o risco de perder fundos comunitários”, acrescentou.
Numa informação enviada à Lusa sobre o orçamento hoje aprovado por maioria, com voto contra dos vereadores do PS, lê-se que este é “um documento agregador e inclusivo, onde todos contam”, que “inclui mais de 90% das propostas da oposição e integra propostas de todas as juntas de freguesia”.
De acordo com os Censos 2021, divulgados em julho pelo Instituto Nacional de Estatística, Pombal foi, no distrito de Leiria, o concelho com maior descida do número de habitantes na última década em termos absolutos, 4.067. Tem agora 51.178 habitantes.











Comentários