Luís Santos foi reeleito no sábado presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Castelo Branco, com 58,5% dos votos, numas eleições que voltou a disputar com Álvaro Batista, que alcançou 41,5%.
A lista A, encabeçada por Luís Santos, obteve 349 votos (58,5%), contra os 248 (41,5%) de Álvaro Batista (lista B).
O vencedor obteve vitórias nas secções da Covilhã, Castelo Branco, Fundão, Idanha-a-Nova, Vila de Rei, Sertã e Vila Velha de Ródão.
“Estou particularmente contente com este voto de confiança e por esta renovação de compromisso com os eleitores [do PSD] de Castelo Branco. Foram dois anos muito difíceis”, afirmou hoje Luís Santos à agência Lusa.
Para já, o foco principal está nas eleições legislativas que se realizam em 30 de janeiro de 2022 e o presidente reeleito da comissão política distrital de Castelo Branco do PSD já definiu o objetivo principal: voltar a eleger dois deputados.
Este responsável quer ainda fazer uma “aposta forte” na área da formação e planeamento político nos próximos dois anos e temas como as portagens na A23 voltam à agenda.
“O objetivo final é a abolição das portagens. Temos também a questão do IC31, uma promessa constante que é preciso concretizar, o financiamento das duas instituições de ensino superior público do distrito (Politécnico de Castelo Branco e Universidade da Beira Interior) e as questões ambientais que envolvem o rio Tejo ou a exploração de lítio na serra da Argemela”, sustentou.
A candidatura de Luís Santos venceu ainda as eleições para a Mesa da Assembleia Distrital, Conselho de Jurisdição Distrital e Comissão Distrital de Auditoria Financeira.
O vice-reitor da Universidade de Coimbra Alfredo Dias é o novo presidente da Assembleia Distrital de Castelo Branco, tendo derrotado o presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge.
Pedro Neto, vereador do município do Fundão, renova o seu mandato enquanto Presidente do Conselho de Jurisdição Distrital, superando Miguel Santos Marques, vice-presidente da Câmara de Oleiros.
Na Comissão Distrital de Auditoria Financeira, Paulo César, vice-presidente da Câmara de Vila de Rei, derrotou João Carlos Tonilhas, representante da Lista B.
O presidente da distrital venceu, em julho de 2019, as eleições, numa disputa com Álvaro Batista, advogado e ex-deputado social-democrata que voltou a candidatar-se à Comissão Política Distrital do PSD de Castelo Branco.
Na altura, as eleições para a distrital do PSD de Castelo Branco foram antecipadas em cerca de um ano devido à demissão do Manuel Frexes, deputado e ex-presidente da Câmara do Fundão, que liderava a comissão.
                                                        
    					












Comentários