Aprender em contexto internacional, trabalhar em equipas multiculturais e partilhar experiências e boas práticas nas áreas do desporto, educação, bem-estar e atividades de ar livre foram alguns dos desafios vividos por cinco estudantes do curso de Desporto e Bem-Estar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, acompanhados por dois docentes, que participaram numa semana intensiva de aprendizagem e cooperação internacional realizada em Bruges, na Bélgica.
A participação decorreu no âmbito do programa ‘Move, Learn, Connect: International Sports & Education Week’, integrado num Blended Intensive Programme (BIP) financiado pelo programa Erasmus+, que reuniu 27 estudantes e nove docentes da Odisee University of Applied Sciences (Bélgica), Amsterdam University of Applied Sciences (Países Baixos), The Swedish School of Sport and Health Sciences (Suécia) e do Politécnico de Leiria (Portugal).
Ao longo da iniciativa, realizada no final de maio, estudantes e docentes trabalharam em equipas internacionais, partilhando conhecimentos e experiências nas áreas da atividade física, saúde, recreação, desportos de ar livre e Educação Física. A experiência promoveu o contacto com diferentes culturas e metodologias de ensino, contribuindo para o desenvolvimento de competências interculturais e para a reflexão sobre diferentes contextos educativos europeus.
A delegação do IPLeiria, composta pelos estudantes Francisco Cymbron, Tiago Mateus, Iara Silva, Margarida Ferreira e Tomás Ludovino e pelos docentes Marisa Barroso e Nuno Sousa, assumiu um papel ativo durante a semana, apresentando o Programa Nacional de Educação Física português e dinamizando momentos de discussão em torno das diferentes abordagens pedagógicas e curriculares existentes nos vários países participantes.
Os estudantes participaram igualmente em diversas atividades de desporto de natureza e de ar livre, incluindo desafios de orientação pedestre, experiências de packrafting, atividades com bicicletas tandem e jogos de praia, que evidenciaram o potencial educativo, recreativo e promotor de bem-estar destas práticas.
Entre os contributos da delegação portuguesa destacaram-se as apresentações do projeto ALL Dance, desenvolvido no âmbito do curso de Desporto e Bem-Estar e reconhecido pelo seu contributo para a promoção da dança, da inclusão, da criatividade e da interculturalidade, e da Trípela do Desporto, modalidade criada pelo professor Rui Matos e associada à história da formação em Desporto no IPLeiria. Ambas as iniciativas despertaram interesse e curiosidade junto dos participantes internacionais, permitindo dar a conhecer projetos e práticas pedagógicas desenvolvidas pela instituição.
“Esta experiência proporcionou aos estudantes uma oportunidade única de aprendizagem num contexto internacional, permitindo-lhes desenvolver competências interculturais, partilhar conhecimentos e contactar com diferentes realidades educativas europeias. A participação ativa que demonstraram ao longo da semana evidencia a qualidade da formação desenvolvida no curso de Desporto e Bem-Estar”, afirma Marisa Barroso, docente da ESECS e participante na iniciativa.
Esta mobilidade teve também um significado especial por representar a continuidade de uma relação internacional iniciada há mais de duas décadas, no âmbito do projeto PETTIE – Physical Education Teachers’ Training in Europe. A concretização desta nova parceria contou com o contributo do professor Rui Matos, que esteve na origem das primeiras ligações entre as instituições envolvidas.
A participação nesta iniciativa reforça o compromisso do IPLeiria com a internacionalização e a cooperação europeia no ensino superior. Após a edição deste ano, realizada na Bélgica, o projeto terá continuidade no próximo ano em Amesterdão, prevendo-se a realização de futuras edições em Portugal ou na Suécia.











Comentários