Alicerçando-se na integração da comunidade, promoção de práticas sustentáveis e acessibilidade cultural, a CATRAIA pretende oferecer a todos os seus visitantes uma experiência artística e educativa única. Situada numa antiga aldeia piscatória que assistiu à transformação das suas ruas e costumes, a CATRAIA pretende despertar consciências e promover reflexões acerca dos modelos de consumo que moldaram a sociedade nos últimos anos, com especial destaque para a poluição marinha.
OMIRI, Filipe Furtado e Jhon Douglas, são alguns dos nomes que marcam presença este ano. A programação desta edição especial dos 5 anos da CATRAIA conta com uma multiplicidade de nomes nacionais, juntamente com talentos emergentes, compondo um cartaz vasto e eclético.
Além da programação musical, a CATRAIA oferece ainda uma ampla variedade de atividades para todos os públicos. Em parceria com o projeto Plasticus Maritimus, a CATRAIA preparou uma tarde especial dedicada aos “catraios”, enquanto o grupo Generation Earth organiza uma conversa sobre desperdício alimentar, seguindo uma oficina de culinária “sem desperdício”.
A caminhada coletiva “À Catraia dos Palheiros” permitirá aos participantes descobrir a ligação próxima entre a prática da Arte Xávega e o território da Praia da Tocha. Além disso, serão promovidas atividades de bem-estar e uma roda de conversa com o colectivo “Feminismo para Todxs”. Será revitalizada a capela da localidade e utilizada como equipamento cultural para exibição de curtas metragens do Festival de Curtas “Marmostra”, bem como exposições no átrio de artistas ligados a vertentes ecológicas.
Comentários