Viseu

14.º aniversário do Comando Territorial da GNR de Tondela celebrado durante uma semana

0

As celebrações dos 14 anos do Comando Territorial da GNR em Viseu (atual designação) e dos 104 anos de presença ininterrupta da Guarda Nacional Republicana no distrito de Viseu iniciaram-se esta segunda-feira (26 de junho), em Tondela. A cidade tondelense foi este ano escolhida como palco das comemorações que vão decorrer até sábado (1 de julho).

O programa festivo inclui um vasto conjunto de atividades dirigidas a toda a população.

As celebrações arrancaram esta segunda-feira com a inauguração de uma exposição histórica de meios da GNR nos paços do concelho. Armas, fardamento, motas, equipamentos de comunicação e até instrumentos musicais, entre outros objetos, fazem parte desta mostra que pode ser visitada pelo público até ao final da semana no edifício da Câmara Municipal.

“Hoje é o início das comemorações do 14º aniversário, comemorações essas que muitos nos orgulham por este ano serem realizadas em Tondela”, começou por dizer a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, na inauguração da exposição.

“Estas comemorações em Tondela este ano marcam também aquilo que é um percurso de relacionamento institucional próximo que o município tem com a GNR”, acrescentou a autarca, salientando “o percurso da guarda ao longo dos tempos”.

“Um percurso de proximidade com as populações, principalmente em zonas como o concelho de Tondela que tem uma área rural bastante acentuada e que tão bem a guarda garante a segurança das nossas populações”, argumentou.

Já o coronel Vítor Assunção, comandante do Comando Territorial da GNR de Viseu, destacou a importância desta mostra que permitiu levar até Tondela um pedaço da história da força policial.

“Esta exposição histórica só foi possível, à semelhança das restantes atividades que temos previstas para Tondela durante esta semana, graças a uma articulação muito forte com o município. Sem esta colaboração seria impossível levar a cabo todas estas iniciativas ao longo da semana”, afirmou.

“Um dos objetivos desta exposição é trazermos um pouco daquilo que é a nossa história, não só a nível local, mas também a nível nacional e dar a conhecer a evolução da Guarda Nacional Republicana desde 1911”, referiu, acrescentando que a mostra “representa aquilo que é hoje em dia a matriz da Guarda Nacional Republicana, que é uma guarda próxima e de confiança para com as populações”.


As celebrações do 14º aniversário do Comando Territorial da GNR em Viseu continuam na quarta-feira, dia em que se realiza, a partir das 10h00, no Parque Urbano de Tondela, a iniciativa “A Guarda no Parque”, uma demonstração de meios e atividades para a comunidade.

Para quinta-feira está agendada a cerimónia religiosa que vai decorrer, pelas 18h00, na Igreja Matriz de Tondela. A homilia será presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, sendo aberta a toda a população.

A Cerimónia Militar acontece no dia seguinte, sexta-feira, a partir das 11h00, na Rua Comendador Alberto Cardoso de Matos, num momento que é aberto ao público.

As celebrações do aniversário da Guarda Nacional Republicana em Viseu terminam no sábado, dia em que vai decorrer um concerto com a Banda Sinfónica da GNR. O espetáculo está marcado para as 21h30 e vai realizar-se no anfiteatro da ACERT. A entrada é livre e gratuita, mas sujeita à aquisição de bilhetes, que estão disponíveis em www.bol.pt e na bilheteira da ACERT.

A Guarda Nacional Republicana chegou a Tondela em 1919, na altura tinha sete militares e hoje tem 29. O posto do Caramulo, atualmente encerrado, abriu em 1952 e o de Campo de Besteiros em 1959. No total, a guarda possui no concelho tondelense um efetivo composto por 46 elementos.

A presidente da Câmara de Tondela sublinhou “o papel importante que a Guarda Nacional Republicana tem assumido no concelho, não só naquilo que é a segurança das pessoas, com os vários postos que existem no concelho, mas também aquilo que é um trabalho há muito feito e realizado numa perfeita articulação entre as várias instituições, município, a guarda e os bombeiros”.

Em plena época de incêndios rurais, Carla Antunes Borges vincou ainda “o trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos anos, no domínio da prevenção e defesa da floresta contra incêndios” pela GNR.

Corvauto ganha prémio de Concessionário Após Venda Hyundai

Notícia anterior

Piscinas Municipais abrem a 1 de julho para refrescar o verão

Próxima notícia

Também pode gostar

Comentários

Comentários estão fechados

Mais em Viseu